function click() { if (event.button==2||event.button==3) { oncontextmenu='return false'; } } document.onmousedown=click document.oncontextmenu = new Function("return false;")

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Roseirais



A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). O cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria. De acordo com o mito grego, Afrodite quando nasceu das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca, assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou num espinho e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Assim, na Antiguidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, sendo uma cerimônia chamada pelos antigos de “Rosália”.

Inúmeros são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.

Tipos de Rosas
Descrevemos algumas das várias espécies de rosas que existem nomundo.

Alba
O alba são rosas brancas, que são derivados do arvensis e a alba . Eles são as rosas mais antigas de jardim.
China
Como é evidente a partir de seu nome, a China foi cultivada na Ásia Oriental. Estas rosas florescem várias vezes no verão e no outono.
Bermuda Rosas
Estas rosas foram encontrados crescendo nas Bermudas por um século.  São altamente resistentes a doenças 
Bourbon
Estas rosas são originadas fora da costa de Madagascar. Estas rosas escaladam arbustos e tem um bastão roxo matizado.
Noisette
O Noisette é resultado de um cruzamento entre a Rosa da China, Parson e o moschafa.
Musgo
Estas são mutações de damasco ou rosas centifola.
Gallica
As rosas gallica vêm da Rosa Gallica, vindo da Europa central e do sul. Eles florescem uma vez no verão.
Centifola
Centifola também são chamados de rosas repolho devido às flores globulares moldados.
Portland
Estas rosas são o resultado de um cruzamento entre a rosa China e rosas europeus.
Chá
O chá é o resultado do cruzamento rosas China com Noisette e várias rosas Bourbon. Eles são mais macias em relação às rosas do jardim.

Uso alimentício e medicinal da Rosa.

As pétalas de rosa há muito que são usadas em infusões e conservas. Agora são ingredientes de eleição para sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.

Entre os benefícios mais conhecidos das pétalas de rosas temos o cuidado da pele; elas servem para todos os tipos de pele, mas estão especialmente recomendadas para as peles sensíveis, secas ou com alterações da idade. A água de rosas é usada como um tônico astringente, e o seu azeite melhora as rugas e as cicatrizes.
Outro dos usos para as pétalas de rosas está focado nos seus efeitos sobre a mente e o sistema nervoso, pois está indicado que atuam como sedativo e antidepressivo. Ao usar as rosas em aromaterapia podem-se tratar patologias como o estrese, a tensão nervosa, úlceras, problemas cardíacos e alterações digestivas.
Consumir chá de rosas diminui os incômodos da garganta irritada e é uma ótima fonte de vitaminas e nutrientes que melhoram nossa saúde.


J. R. Messias

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário